top of page

ASDEP alerta para campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. O número pode ser ainda maior, tendo em vista episódios subnotificados, podendo, desse modo, alcançar mais de um milhão de casos.


No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano. Assim, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia no País. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.


Embora a campanha não se concentre exclusivamente em trabalhadores e trabalhadoras, o ambiente profissional é um assunto importante para abordar a questão do tema e reduzir o estigma associado à saúde mental e promover soluções e apoio para aqueles que lutam contra pensamentos suicidas.


A Associação dos Delegados de Polícia do RS (ASDEP) tem se preocupado com a saúde dos Delegados de Polícia do Estado. A pressão, o acúmulo de tarefas, a desvalorização salarial e o excesso de operações policiais são algunns dos fatores apontados pela entidade.


De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2019, 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais receberam o diagnóstico de depressão. Estados do sul e sudeste têm 15,2% e 11,5%, respectivamente, de adultos com diagnóstico confirmado de depressão. Em seguida, o centro-oeste (10,4%), nordeste (6,9%) e norte (5%).



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page