top of page

ASDEP recebe os candidatos Vieira da Cunha e professor Nado

Atualizado: 22 de set. de 2022

Dando sequência às visitas dos candidatos ao governo do Estado, a Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (ASDEP) recebeu nesta terça-feira (13) o candidato ao Executivo gaúcho, Vieira da Cunha (PDT), e o candidato ao Senado, Ronaldo Teixeira, conhecido por professor Nado (Avante). A candidata a vice-governadora, professora Regina, é vereadora em Passo Fundo e não pôde comparecer por estar em sessão plenária.



O candidato Vieira da Cunha destacou sua trajetória política, desde a época em que tornou-se vereador de Porto Alegre, aos 25 anos, passando por três mandatos de deputado estadual e dois de deputado federal. “Foram 20 anos consecutivos. Nesta Casa me sinto muito à vontade e fico feliz em ver o ex-deputado de tantas lutas, delegado Wilson Müller, e tantos outros delegados conhecidos, pois como deputado e membro do Ministério Público, sempre estive ao lado da categoria, sobretudo no combate à criminalidade”, disse ele.

Vieira lembrou de conquistas importantes na Câmara dos Deputados. “Lá em Brasília, só para citar uma delas, foi no meu gabinete, juntamente com a Adepol do Brasil, que nasceu o projeto e, posteriormente, a Lei 12850/2013, conhecida como a Lei de Organização Criminosa”, afirmou.

O pedetista também destacou que a sua principal bandeira é a Educação. “Nosso programa de governo visa atuar na raiz do problema. Eu sempre trabalhei na área criminal e vemos, assim como os delegados, a realidade como ela é. Só mudaremos essa realidade com educação e pretendemos retomar a política pública de Brizola com o chamado Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), as escolas de funcionamento integral. Hoje, somos o 4 º pior Estado em evasão escolar no Ensino Médio”, lamentou. “Vamos governar para aumentarmos, paulatinamente, a receita e cumprirmos o que a Constituição Estadual determina, de 35% para a Educação, mas para isso é preciso que se tenha vontade política e ter essa bandeira, de fato, como uma prioridade”, assegurou.

O candidato respondeu aos questionamentos sobre temas como o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), as reformas administrativas, do Código Penal, de carreira dos servidores públicos, bem como sua posição com relação à crise que enfrenta o IPE Saúde. “Acredito no respeito e diálogo entre os entes federados. No entanto, não sendo possível este caminho, ingressaremos com uma ação judicial contra esse acordo lesivo aos interesses do Rio Grande do Sul, a começar pelo montante da dívida, de 80 bilhões. É inadmissível que o Estado pague por isso”, disse ele sobre o RRF.

Ele também posicionou-se contra as reformas que retiram os direitos dos servidores públicos. “Antes de ser candidato a governador eu tenho uma história de 20 anos de vida pública. Nesse período, sempre atuei pela valorização dos servidores e das carreiras típicas de Estado. A grande maioria da nossa população depende dos serviços públicos e sei da importância de serem respeitadas e bem remuneradas para o cumprir de suas prerrogativas”, defendeu ele.

Vieira também defendeu, ainda, o diálogo para que se encontre uma solução para o Ipê Saúde no Estado. “Sou contribuinte desde os 20 anos. Vou me aprofundar nessa situação para que sejam resolvidos todos os problemas e os mais de 1 milhão de usuários voltem a ter o bom atendimento do IPE”, afirmou.

Candidato ao Senado Federal, o professor e sociólogo Ronaldo Teixeira da Silva, conhecido como professor Nado, também abordou sua trajetória profissional e pretende defender no Senado a criação do Fundo Constitucional de Segurança Pública. “No tripé essencial temos o Fundeb e o SUS, mas não temos um fundo específico para a segurança pública”, disse ele.



10 visualizações0 comentário
bottom of page