top of page

Seminário aborda temas relevantes à investigação de homicídios


A Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (ASDEP) sediou nesta quinta-feira (29) o III Seminário Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que tratou de temas relevantes à investigação de homicídios.



Na abertura, o presidente em exercício da ASDEP, Delegado José Carlos Weber, destacou a importância do evento e parabenizou o DHPP pela iniciativa. “Contem com o apoio da ASDEP”, afirmou. À frente do DHPP, a Delega Vanessa Pitrez Corrêa agradeceu o apoio dos colaboradores e patrocinadores, assim como as entidades de classe da Polícia Civil, ressaltando a relevância do Seminário para a qualificação e eficiência no combate aos homicídios no Rio Grande do Sul.



O Chefe da Polícia Civil, Delegado Fábio Motta Lopes, reiterou a importância do encontro com temas de extrema relevância e especificidades para o aprimoramento policial de delegados, agentes e inspetores, e parabenizou a parceria do DHPP e da Academia de Polícia do Rio Grande do Sul (Acadepol). “É importante essa troca de experiências, com o IGP, a Promotoria de Justiça, sobretudo para acompanharmos os avanços na área científica e de aprimoramento ao inquérito policial”, disse ele.



Também presente na abertura do Seminário, o secretário de Segurança Pública do RS, Coronel Vanius Cesar Santarosa, reforçou a parceria das forças de segurança nas estratégias para a eficiência na investigação criminal. “Os operadores de segurança enfrentam cinco confrontos diários, e desses confrontos, surgem 20 disparos de arma de fogo nos mais de 400 municípios gaúchos. Isso demostra o treinamento e o comprometimento que as nossas guarnições possuem e a excelência na prestação de serviços”, destacou o secretário, reiterando os investimentos do Estado no aparelhamento da segurança pública. “Mas, para além disso, sabemos que quem faz a segurança são vocês, os servidores, e todos na mesma engrenagem fazem a diferença”, concluiu.



Ao longo do dia ocorreram as seguintes palestras:


Novas Posturas dos Tribunais Superiores sobre a Produção da Prova na Investigação Criminal

PALESTRANTES: Alexandre Salim (Promotor de Justiça) e Thiago Albeche (Delegado de Polícia).

MEDIADOR: Delegado Eibert Moreira


Protocolos sobre Cadeia de Custódia frente ao Pacote Anti Crime

PALESTRANTES: Sheila Cristina Wendt (Diretora do DC/IGP) e Roberta Bertoldo da Silva (Delegada de Polícia)

MEDIADOR: Delegado Edimar Machado de Souza (Delegado de Polícia)


Ampliação do Sistema de Extração de Dados Telemáticos na Polícia Civil do RS

PALESTRANTE: Marcelo Fillmann (Gerente Comercial da Empresa TechBiz) e Ricardo Milese (Delegado de Polícia)

MEDIADOR: Delegado Endrigo Marques - Diretor do GIE


Padronização de Protocolos de Investigação na Busca de Pessoas Desaparecidas

PALESTRANTE: Delegada Caroline Bamberg Machado – Delegada DPID

MEDIADOR: Delegado Gabriel Casanova


ESTUDO DE CASO: Quem matou Mariele Franco?

PALESTRANTE: Giniton Lages (Delegado de Polícia do RJ)

MEDIADORA: Delegada Vanessa Pitrez Corrêa - Diretora do DHPP

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page